sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BrAun



Max Braun, era um engenheiro mecânico, que abriu em 1921 uma pequena loja de engenharia em Frankfurt/Main, Alemanha.
Em 1923 começou a produzir componentes para os aparelhos de rádio.
Oito anos após a abertura da pequena loja, Max Braun, começou a fabricar aparelhos inteiros de rádios, o que o tornou um dos principais fabricantes de rádio da Alemanha.



Foi em 1935, que realmente a marca BrAun, nasceu.

Em 1950, foi um ano marcado com um novo produto da BrAun e que ainda hoje é o mais conhecido e referenciado quando se fala da marca – Barbeador Elétrico S 50.
A partir dai, a marca estava intimamente ligada com o conceito de design moderno, de industrial alemão e com a combinação de funcionalidade e tecnologia.
O designer mais influente neste momento era Dieter Rams, um membro da equipe de design da Braun. Rams foi uma figura-chave no projecto do renascimento alemão do final dos anos 1950 e 1960, e um ex-professor da Escola de Ulm Design.
A influência Rams "logo foi evidenciado em muitos produtos. SK famoso Braun-4 toca-discos e os de alta qualidade 'D'-series (D45, D46, D47) de 35 milímetros projectores de slides são alguns dos melhores exemplos do design funcionalista. Outro 'ícone' de design moderno, mas menos conhecido, é o alto-falante electrostático unidade BRAUN LE1, o sistema electrónico foi licenciada pela QUAD. Dieter Rams e Dietrich Lubs também são responsáveis por toda a gama tradicional de despertadores Braun, colaborando na primeira AB 20 em 1987. Estes projetos foram interrompidos por Braun em 2005. Por quase 30 anos Dieter Rams serviu como chefe de design da Braun, até sua aposentadoria em 1995, quando foi sucedido por Peter Schneider.



Na década de 1970, uma abordagem de design influenciado pelo pop-art começou a inspirar os produtos Braun, que por esta altura incluía muitos aparelhos domésticos comuns e produtos.
Contemporâneo design Braun do período incorporou esta nova abordagem em cores brilhantes e uma leveza de toque, enquanto ainda limpo-alinhado de acordo com a filosofia funcionalista.

A participação de controlo na AG Braun foi vendida para a The Gillette Company em 1967 pelos herdeiros de Max Braun, complementando a oferta de navalha dessa sociedade. Braun tornou-se uma subsidiária integral da Gillette, em 1984, ate que em 2005 esta foi adquirida pela Procter & Gamble.

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